Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Português

Era assim, acho que morava em Ribas do Rio Pardo, uma cidade minúscula que marcou a minha infância. Eu tinha toda a liberdade do mundo nesse lugar, subia em àrvores, corria atrás do trem, tomava banho no rio. Essa semana resolvi voltar a estudar português, estava de saco cheio de ler doutrina jurídica.
E foi errando um exercício de gramática, que usando a borracha, aquele cheiro me remeteu ao fogão da minha professora particular de Ribas. Ela fazia pé-de-moleque e me ajudava com as tarefas.
Passava as tardes lá...ia mesmo pra comer as guloseimas, mas aprender assim era mais divertido.
Agora que mudaram as regras da ortografia, não muitas, me vejo sentindo aquele cheiro novamente. Lembro-me da primeira vez que me deparei com as novas regras, onde idéia virava ideia, me recusei, nunca iria seguir tal deformidade.
E o tal do hífen? Ficou tudo tão esquisito, olha só, não se usa mais: antirrevolucionário, extrarregulamentar, autoinstrução, autoanálise, intrassociedade, telesserviço, supersecreto...
E também descobri certas curiosidades, sempre, a minha vida inteira falei: Vou raspar minhas axilas, acreditam que está errado? O certo seria "Vou rapa minhas axilas"....e eu também sempre preguei o selo na carta, e não é pregar, na real é pegar selo em envelope. Gente, só dando risada mesmo com essa tal de língua portuguesa!
E risólis? Não, nem pensar, se escreve rissole, alguém sabia dessa?
O trem quando saí dos trilhos não se desencarrilha, ele "desencarrila".
É tanta coisa que a gente pensa que sabe. Eu, uma pseudojornalista, me gabava por saber tudo de português, ahãm, sei!
Falta-me ainda comer muito Manoel de Barros, Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto!
Vou voltar pra gramática, preciso logo passar num concurso!
Depois, quando eu estiver bem velhinha me dou ao luxo de ser "apenas" escritora....

Um comentário:

rfabbri disse...

A lingua correta eh aquela que esta nos livros de hoje e aquela falada pelos mais estudados. Nao se instituem regras ridiculas, pois seria como instutuir uma lei sem sentido, pedindo pra ser desrespeitada.